O PT nacional aceitou fazer um acordo com petistas do Maranhão que viabilizou o fim da greve de fome de três militantes do partido que se arrastava há uma semana e já caminhava para consequências trágicas.
O deputado Domingos Dutra (PT-MA), o militante histórico do PT Manoel da Conceição e a ex-deputada Terezinha Fernandes protestavam contra a decisão da direção nacional do PT de fazer intervenção branca no partido no Estado para garantir apoio à reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB).
O fim da greve foi acertado com o líder do PT na Câmara, Fernando Ferro (PE), e com o deputado Geraldo Magela (PT-DF). Ferro deve divulgar uma nota nas próximas horas sobre o assunto.
A Folha apurou que o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, avalizou o acordo, mas não quis assinar o compromisso para evitar atritos com a família Sarney.
O PT no Estado havia definido, em março, apoio a Flávio Dino (PC do B) ao governo estadual, mas a direção nacional decidiu defender a reeleição de Roseana em nome da aliança em torno da candidata petista Dilma Rousseff ao Planalto.
Além da negociação política na qual o PT-MA recorre à Justiça da decisão do diretório nacional, houve um apelo médico de que o quadro de saúde dos dois inspira cuidados, especialmente Manoel, que é diabético.
Dutra chegou a desmaiar na manhã de hoje e foi levado ao departamento médico da Câmara, que lhe aplicou soro e glicose.
O militante petista também passou mal. Ele foi levado para o Incor hoje em Brasília com um quadro de desidratação.
Dutra e Manoel estavam acampados no plenário da Câmara desde a última quinta-feira, quando iniciaram uma vigília e no dia seguinte a greve de fome. Os dois dormiram no local em colchões infláveis.
Acordo - O acordo libera os petistas contrários ao apoio à candidatura de Roseana a fazerem campanha para Dino, inclusive no horário eleitoral gratuito sem que sejam punidos pelo partido.
O tempo de propaganda eleitoral na eleição proporcional será dividido entre os partidários de Roseana e os de Dino igualitariamente. A maioria dos candidatos a deputado estadual e federal é pró-Dino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário