
A Nova Zelândia conseguiu um surpreendente empate contra a Eslováquia aos 47 do segundo tempo e marcou seu primeiro ponto em Copas do Mundo em Rustemburgo nesta terça-feira, 15. Vittek, em posição irregular, marcou o gol eslovaco. Reid empatou de cabeça aos 47 do segundo tempo.
Primos pobres dos bem sucedidos 'All Blacks' do rúgbi, os 'All Whites' do futebol não fizeram o haka - a tradicional dança guerreira maori - antes da partida, mas com muita raça e espírito de luta conseguiram um resultado histórico na África do Sul.
Diante do baixíssimo nível técnico de seus jogadores, o empate nos acréscimos pode ser considerado uma vitória para o país, que disputa sua segunda Copa do Mundo. Na primeira, em 1982, na Espanha, a equipe perdeu todas suas partidas por mais de 3 gols de diferença (5 a 2 para a Escócia, 4 a 0 para o Brasil e 3 a 0 para a União Soviética.
A Eslováquia mostrou um futebol melhor em alguns momentos, principalmente por causa de seus meias, Hamsik e Weiss, mas a má pontaria dos atacantes Sestak e Vittek fez valer o ditado 'quem não faz, toma'.
A Nova Zelândia começou o jogo no ataque, chegando com perigo em duas oportunidades. A Eslováquia respondeu com um chute de Weiss, o habilidoso filho do técnico da equipe.
O time neozelandês mostrava dificuldade clara no domínio de fundamentos como o passe e o controle de bola. Um dos lances mais bizarros aconteceu quando o goleiro Paston tentou afastar a bola de sua área e chutou o chão. A Eslováquia por sua vez até tentava trocas de passe interessantes. Cech e Hamsik trabalhavam bem pela esquerda, mas paravam numa retranca digna de rugby .
Aos 21, após tabela com Weiss, Hamsik finalizou perto do gol de Paston. Aos 28, Weiss caiu pela direita e deu grande passe para Sestak, que chutou para fora. Aos 41, Hamsik tentou de longe, mas o goleiro espalmou. A melhor chance da Nova Zelândia veio numa tabela entre Fallon e Smeltz, que assustou o goleiro Mucha, chutando perto da meta.
A Eslováquia abriu o placar no começo do segundo tempo. Sistek cruzou para a área, a zaga não achou nada e Vittek cabeceou para o gol. Mais tarde, o tira-teima da Fifa mostrou que o atacante estava em posição irregular.
Com o gol, a Nova Zelândia teve de sair para o jogo e a Nova Zelândia passou a explorar o contra-ataque. Aos 23, Strba roubou a bola na defesa e pegou os neozelandeses desarrumados. Na área, tocou para Vittek, que foi travado pelo zagueiro antes de concluir. Sestak ainda teve uma outra boa chance aos 31, mas também foi desarmado em cima da hora.
Aos 41, Smeltz teve a melhor chance da Nova Zelândia, mas cabeceou para fora. Quando tudo parecia perdido para os neozelandeses, Reid fez história. De cabeça, empatou partida para festa dos All Whites.

E pouco Depois foi a vez de Portugal e Costa Do Marfim,e outra vez um jogo que impressionou os torcedores Brasileiros por que faltou "ketchup" para Portugal na estreia na Copa do Mundo. Apontada como uma das forças do Mundial, a equipe de Cristiano Ronaldo sofreu nesta segunda-feira e apenas empatou por 0 a 0 com a Costa do Marfim na abertura do Grupo G, a chave da seleção brasileira. O jogo foi disputado no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth.
Cristiano Ronaldo até começou bem, mas foi sufocado pela marcação e teve uma atuação apenas regular. O jogador, que havia dito que seus gols sairiam como "ketchup", completou o 17.º jogo sem marcar pela seleção portuguesa - o último gol do craque do Real Madrid foi em fevereiro do ano passado.
Portugal e Costa do Marfim são os principais rivais do Brasil nesta primeira fase. A seleção marfinense será a segunda adversária dos brasileiros no Mundial. O duelo acontecerá no dia 20, às 15h30, em Johannesburgo. Portugal enfrentará a seleção brasileira apenas na última rodada da chave, no dia 25.
Pelo lado marfinense, o atacante Didier Drogba começou no banco de reservas. O jogador foi liberado pelos médicos e colocou uma proteção especial no braço. Porém, o técnico Sven Goran Eriksson preferiu escalar o ataque com Kalou e Dindane para tentar explorar os buracos nas laterais portuguesas no primeiro tempo.
O jogo começou nervoso e em bom ritmo. Cristiano Ronaldo conseguiu encontrar alguns buracos na entrada da área e deixou os marcadores marfinenses confusos. Aos 7 minutos, o português levou uma entrada violenta de Zokora, que acabou punido com cartão amarelo. Cristiano Ronaldo foi a figura mais caçada em campo.
Danny brilhou nos amistosos de Portugal antes da estreia na Copa, mas sumiu na marcação africana e não foi capaz de dividir a criação das jogadas com os companheiros. Portugal chegou apenas um vez com perigo no primeiro tempo. Aos 10 minutos, Cristiano Ronaldo abriu espaço e soltou a bomba de fora da área. A bola explodiu na trave do goleiro Barry.
Está chegando a hora da camisa verde e amarela entrar em campo.
Depois de cinco dias de espera, desde a abertura da Copa do Mundo 2010,em instantes o Brasil finalmente estreia no Mundial da África do Sul.
A Seleção Brasileira encara a Coreia do Norte logo mais a partir das 15h30min (horário de Brasília), no Estádio Ellis Park, em Joanesburgo.
O técnico Dunga tem o time titular definido, mantendo exatamente a mesma base com a qual fez excelente campanha nas Eliminatórias Sul-Americanas, conquistou a Copa América e a Copa das Confederações.
O sistema tático é o 4-2-3-1, com Elano, Kaká e Robinho aproximando-se do centroavante Luís Fabiano.
A Seleção Brasileira faz a sua estréia com: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano, Kaká e Robinho; Luís Fabiano, sob o Comando do Gaúcho Dunga.
E nos resta agora vibrar a nossa torcida e esperar um bom resultado para comemorarmos junto a vitória hoje.