terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasil supera 'muralha' norte-coreana e vence por 2 a 1 na estréia



Na estreia na Copa do Mundo, o Brasil venceu a Coreia do Norte por 2 a 1 nesta terça-feira, com gols de Maicon e Elano, e assumiu a liderança do seu grupo no Mundial.

O Brasil teve dificuldade para superar a defesa da Coreia do Norte. O primeiro tempo terminou sem gols, com o Brasil demonstrando nervosismo em campo. No segundo tempo, o Brasil se movimentou mais no ataque e conseguiu marcar dois gols com jogadas pela direita.

Na primeira, aos dez minutos do segundo tempo, Elano passou a bola para Maicon, que percebeu o goleiro Ri Myong Guk adiantado e chutou direto em gol, em vez de cruzar.

No segundo lance, aos 26 minutos da etapa final, foi Elano quem recebeu pela direita de Robinho e chutou cruzado, marcando o segundo gol brasileiro. Na sequencia, Elano deu lugar a Daniel Alves no time.

Apesar do placar favorável, Dunga resolveu botar outro atacante em campo. Nilmar entrou no lugar de Kaká. Mas foi a Coreia do Norte quem acabou marcando, com Ji Yun Nam, aos 42 do segundo tempo.

O Brasil assumiu a liderança do grupo G, com três pontos, já que à tarde Portugal e Costa do Marfim empataram sem gols. Cada seleção soma um ponto. A Coreia do Norte é a lanterna.

No domingo, o Brasil enfrenta a Costa do Marfim, no estádio Soccer City, em Johanesburgo, no seu segundo jogo na Copa.

Eslovaquia impata com Nova Zelândia por 1X1,Portugal impata também com Costa Do Marfim e em Poucas horas a nossa Seleção Brasileira estreia



A Nova Zelândia conseguiu um surpreendente empate contra a Eslováquia aos 47 do segundo tempo e marcou seu primeiro ponto em Copas do Mundo em Rustemburgo nesta terça-feira, 15. Vittek, em posição irregular, marcou o gol eslovaco. Reid empatou de cabeça aos 47 do segundo tempo.
Primos pobres dos bem sucedidos 'All Blacks' do rúgbi, os 'All Whites' do futebol não fizeram o haka - a tradicional dança guerreira maori - antes da partida, mas com muita raça e espírito de luta conseguiram um resultado histórico na África do Sul.

Diante do baixíssimo nível técnico de seus jogadores, o empate nos acréscimos pode ser considerado uma vitória para o país, que disputa sua segunda Copa do Mundo. Na primeira, em 1982, na Espanha, a equipe perdeu todas suas partidas por mais de 3 gols de diferença (5 a 2 para a Escócia, 4 a 0 para o Brasil e 3 a 0 para a União Soviética.

A Eslováquia mostrou um futebol melhor em alguns momentos, principalmente por causa de seus meias, Hamsik e Weiss, mas a má pontaria dos atacantes Sestak e Vittek fez valer o ditado 'quem não faz, toma'.

A Nova Zelândia começou o jogo no ataque, chegando com perigo em duas oportunidades. A Eslováquia respondeu com um chute de Weiss, o habilidoso filho do técnico da equipe.

O time neozelandês mostrava dificuldade clara no domínio de fundamentos como o passe e o controle de bola. Um dos lances mais bizarros aconteceu quando o goleiro Paston tentou afastar a bola de sua área e chutou o chão. A Eslováquia por sua vez até tentava trocas de passe interessantes. Cech e Hamsik trabalhavam bem pela esquerda, mas paravam numa retranca digna de rugby .

Aos 21, após tabela com Weiss, Hamsik finalizou perto do gol de Paston. Aos 28, Weiss caiu pela direita e deu grande passe para Sestak, que chutou para fora. Aos 41, Hamsik tentou de longe, mas o goleiro espalmou. A melhor chance da Nova Zelândia veio numa tabela entre Fallon e Smeltz, que assustou o goleiro Mucha, chutando perto da meta.
A Eslováquia abriu o placar no começo do segundo tempo. Sistek cruzou para a área, a zaga não achou nada e Vittek cabeceou para o gol. Mais tarde, o tira-teima da Fifa mostrou que o atacante estava em posição irregular.

Com o gol, a Nova Zelândia teve de sair para o jogo e a Nova Zelândia passou a explorar o contra-ataque. Aos 23, Strba roubou a bola na defesa e pegou os neozelandeses desarrumados. Na área, tocou para Vittek, que foi travado pelo zagueiro antes de concluir. Sestak ainda teve uma outra boa chance aos 31, mas também foi desarmado em cima da hora.

Aos 41, Smeltz teve a melhor chance da Nova Zelândia, mas cabeceou para fora. Quando tudo parecia perdido para os neozelandeses, Reid fez história. De cabeça, empatou partida para festa dos All Whites.

E pouco Depois foi a vez de Portugal e Costa Do Marfim,e outra vez um jogo que impressionou os torcedores Brasileiros por que faltou "ketchup" para Portugal na estreia na Copa do Mundo. Apontada como uma das forças do Mundial, a equipe de Cristiano Ronaldo sofreu nesta segunda-feira e apenas empatou por 0 a 0 com a Costa do Marfim na abertura do Grupo G, a chave da seleção brasileira. O jogo foi disputado no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth.
Cristiano Ronaldo até começou bem, mas foi sufocado pela marcação e teve uma atuação apenas regular. O jogador, que havia dito que seus gols sairiam como "ketchup", completou o 17.º jogo sem marcar pela seleção portuguesa - o último gol do craque do Real Madrid foi em fevereiro do ano passado.

Portugal e Costa do Marfim são os principais rivais do Brasil nesta primeira fase. A seleção marfinense será a segunda adversária dos brasileiros no Mundial. O duelo acontecerá no dia 20, às 15h30, em Johannesburgo. Portugal enfrentará a seleção brasileira apenas na última rodada da chave, no dia 25.

Pelo lado marfinense, o atacante Didier Drogba começou no banco de reservas. O jogador foi liberado pelos médicos e colocou uma proteção especial no braço. Porém, o técnico Sven Goran Eriksson preferiu escalar o ataque com Kalou e Dindane para tentar explorar os buracos nas laterais portuguesas no primeiro tempo.

O jogo começou nervoso e em bom ritmo. Cristiano Ronaldo conseguiu encontrar alguns buracos na entrada da área e deixou os marcadores marfinenses confusos. Aos 7 minutos, o português levou uma entrada violenta de Zokora, que acabou punido com cartão amarelo. Cristiano Ronaldo foi a figura mais caçada em campo.

Danny brilhou nos amistosos de Portugal antes da estreia na Copa, mas sumiu na marcação africana e não foi capaz de dividir a criação das jogadas com os companheiros. Portugal chegou apenas um vez com perigo no primeiro tempo. Aos 10 minutos, Cristiano Ronaldo abriu espaço e soltou a bomba de fora da área. A bola explodiu na trave do goleiro Barry.

Está chegando a hora da camisa verde e amarela entrar em campo.
Depois de cinco dias de espera, desde a abertura da Copa do Mundo 2010,em instantes o Brasil finalmente estreia no Mundial da África do Sul.
A Seleção Brasileira encara a Coreia do Norte logo mais a partir das 15h30min (horário de Brasília), no Estádio Ellis Park, em Joanesburgo.
O técnico Dunga tem o time titular definido, mantendo exatamente a mesma base com a qual fez excelente campanha nas Eliminatórias Sul-Americanas, conquistou a Copa América e a Copa das Confederações.
O sistema tático é o 4-2-3-1, com Elano, Kaká e Robinho aproximando-se do centroavante Luís Fabiano.
A Seleção Brasileira faz a sua estréia com: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano, Kaká e Robinho; Luís Fabiano, sob o Comando do Gaúcho Dunga.
E nos resta agora vibrar a nossa torcida e esperar um bom resultado para comemorarmos junto a vitória hoje.

Hamas está comprando terras em Jerusalém, diz Israel

O chefe da segurança de Shin Bet, Yuval Diskin, disse nesta terça-feira que o grupo islâmico Hamas estava ocupado comprando terras no território municipal de Jerusalém, de acordo com o jornal Ha'aretz.

Falando no Comitê Knesset de Relações Exteriores e Defesa, Diskin acrescentou que forças centrais atualmente operando em Jerusalém Ocidental são a Autoridade Palestina, o Hamas e o Movimento Islâmico. Ele explicou que eles estavam competindo uns com os outros por influência e presença na área.

Mais cedo durante a reunião, Diskin advertiu que levantar o bloqueio naval em Gaza, imposto a três anos atrás quando o Hamas lutou pelo poder na Faixa de Gaza em um violento golpe, seria "um desenvolvimento perigoso para Israel".

"Seria uma grande brecha na segurança, mesmo se os navios fossem inspecionados ao longo do caminho nos portos internacionais na rota de Gaza", ele avisou. Um porto no Chipre foi mencionado durante o encontro, já que foi o porto onde os navios pertencentes à frota de ajuda humanitária que foi atacada por Israel ao tentar furar o bloqueio a Gaza.

Diskin acrescentou que organizações terroristas em Gaza continuam a se armar e ganhar força, ambos com produção independente de armas e por roubo.

"O Hamas e a Jihad Islâmica estão sobre posse de 5.000 foguetes na Faixa de Gaza, com um alcance de 40 km", explicou Diskin. "Claro que 4.000 foguetes pertencem ao Hamas".

O Hamas também possui diversos foguetes que podem alcançar o centro de Israel", continuou Diskin.

O diretor da Shin Bet também endereçou o desejo de Israel de aliviar o bloqueio a Gaza, dizendo que "não há crise humanitária na Faixa de Gaza. Eu não tenho nenhum problema de facilitar a transferência de bens vindos de Israel. Mas armas estão sendo roubadas agora mesmo em Sinai."

ONU vai distribuir carga de flotilha na Faixa de Gaza

A Organização das Nações Unidas (ONU) disse hoje que concordou em tomar posse da carga de ajuda humanitária, que era levada para a Faixa de Gaza e foi apreendida por Israel, e vai distribui-la no enclave costeiro palestino.

"As Nações Unidas obtiveram o consentimento dos proprietários da carga dos três navios de registro turco para se apossar e assumir a toda a responsabilidade por ela e assegurar sua adequada distribuição em Gaza com objetivos humanitários", disse o coordenador da ONU no Oriente Médio, Robert Serry, ao Conselho de Segurança.

Condenado homem que matou remadora do Flamengo

Francisco Itamar Nonato Pedrosa, acusado de estuprar, matar e ocultar o corpo da remadora do Clube de Regatas do Flamengo Priscilla da Silva e Souza, em 2008, no Rio de Janeiro, foi condenado ontem a 32 anos de reclusão, em regime fechado.

A decisão foi tomada por unanimidade por volta das 20 horas de ontem pelo 1º Tribunal do Júri da capital, presidido pelo juiz Fábio Uchoa. O crime ocorreu no dia 13 de dezembro de 2008, no Parque da Cidade, na Gávea, próximo ao local onde a vítima morava.

Segundo o Tribunal de Justiça, o réu permaneceu impassível, sem esboçar nenhuma emoção durante os depoimentos das testemunhas nem durante a sustentação do Ministério Público, quando foram mostradas imagens da vítima. Ao ser questionado pela Defensoria Pública se gostaria de ser interrogado, Francisco preferiu usar seu direito de permanecer em silêncio.

De acordo com o MP, as provas colhidas durante o processo oferecem a absoluta certeza da autoria dos crimes, principalmente o resultado positivo do exame de DNA feito com material colhido no corpo da vítima e comparado com o doado pelo réu.

O assassino já havia sido condenado por crime de estupro no dia 4 de fevereiro de 2010, pela 5ª Vara Criminal da capital, à pena privativa de liberdade de oito anos de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado. Tal crime ocorreu antes do crime contra Priscilla.

TCU detecta falhas em projetos do Ministério da Saúde

O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou, em auditoria, falhas nos Programas Saúde da Família (PSF), Saúde Bucal e Agente Comunitário de Saúde, do Ministério da Saúde. Entre as dificuldades, sobressaem-se, de acordo com o TCU, a "má organização e estruturação" dos sistemas municipais de saúde, planejamento e infraestrutura malfeitos e falta de esforço para a promoção da saúde. Conforme o parecer do tribunal, em várias cidades não existia o Plano Municipal e a Programação Anual de Saúde. Em outras, os planos possuíam diversos erros de elaboração.

"Tal constatação demonstra que, mesmo após 20 anos do sistema SUS (Sistema Único de Saúde), o planejamento da saúde continua sendo negligenciado, em que pese ser requisito básico para o seu regular funcionamento", afirmou o ministro José Jorge, relator do processo. O TCU aconselhou o ministério a, ao escolher municípios para a edificação de postos de saúde, dê prioridade aos que tenham grupos de PSF e Saúde Bucal que estejam estabelecidos em locais inadequados para o atendimento aos moradores.

A pasta também foi aconselhada a, com as secretarias de saúde dos Estados, pôr em prática mecanismos para assegurar a contrapartida das prefeituras em relação às despesas com o Programa de Farmácia Básica (PFB). Apesar das situações irregulares, o exame analítico do TCU revelou um aumento na adoção das equipes de atenção básica. A quantidade de equipes multiprofissionais era de 3.062 em 1998 e foi para 29.300 em 2008. A cobertura do PSF foi de 7% para 50% no mesmo período. Cópia dos documentos foi enviada à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara e ao Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Atlético-PR tenta recuperar parte física dos jogadores

O elenco do Atlético-PR treinou fisicamente nesta terça-feira no Centro de Treinamento do Caju. Os jogadores voltaram aos trabalhos na última segunda, após um período de folga por conta da paralisação do Campeonato Brasileiro em função da disputa da Copa do Mundo.

Buscando retomar o condicionamento físico de seus atletas, a comissão técnica da equipe organizou testes físicos e clínicos no laboratório científico e no campo do CT. "Vamos fazer alguns trabalhos físicos integrados com a preparação técnica e tática. O início do trabalho será com as avaliações, logo em seguida com um volume de treino físico e depois os trabalhos técnicos e táticos. E ainda vamos retornar, na terceira semana, exercícios físicos", afirmou o preparador físico do Atlético-PR, Riva Carli.

Até o próximo compromisso do clube paranaense no Campeonato Brasileiro serão 30 dias de trabalho. A próxima partida será diante do Cruzeiro, no dia 14 de julho. A comissão técnica atleticana acredita que o tempo será importante para armar melhor a equipe, que hoje ocupa a 17ª colocação, na zona de rebaixamento.

"É uma fase importantíssima para todos os clubes que disputam o Campeonato Brasileiro, porque você pode retornar aos trabalhos físicos e avaliar a evolução dos jogadores. Poderemos dar mais volume de treino e melhorar a condição dos atletas para suportar a competição até dezembro", analisou Riva.

Dilma chega a Paris para encontro com Sarkozy

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, chegou na manhã de hoje a Paris, onde inicia sua turnê de cinco dias pela Europa. Ela chegou por volta das 8 horas em um voo comercial da Air France, acompanhada do secretário-geral do partido, José Eduardo Cardozo, e de alguns assessores, e foi recebido pelo embaixador do Brasil na França, José Maurício Bustani.

Na chegada, Dilma usava óculos escuros e argumentou cansaço para não falar aos jornalistas presentes. A única pergunta que respondeu foi sobre o jogo de estreia da seleção brasileira, hoje, contra a Coreia do Norte. Demonstrando moderação, ela afirmou que aposta na vitória do Brasil, mas com placar apertado. "Acho que vai ser um a zero ou dois a zero." Indagada sobre os autores dos gols, Dilma brincou: "Ah, aí já é demais!"

O confronto entre Brasil e Coreia do Norte é o único compromisso da agenda da candidata nesta terça-feira. Às 20h30 - 15h30 de Brasília -, ela assistirá ao jogo em um bar do norte de Paris, o Cabaré Sauvage, onde haverá uma concentração de torcedores brasileiros.

Os compromissos políticos só acontecerão amanhã. No fim da manhã, Dilma pode encontrar a secretária-geral do Partido Socialista (PS), Martine Aubry, em uma agenda ainda não confirmada. Às 17 horas, acontece a reunião mais importante, com o presidente Nicolas Sarkozy, no Palácio do Eliseu. Espera-se que os dois abordem, entre outros assuntos, a venda dos caças franceses Dassault Rafale ao governo brasileiro.

A turnê de Dilma pela Europa prossegue até domingo. Nesse período, a candidata ainda terá encontros com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, em Bruxelas, com o presidente do governo da Espanha, José Luis Zapatero, em Madri, e com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates.

Irlanda expulsará diplomata israelense por caso de passaportes falsos

DUBLIN - A Irlanda expulsará um diplomata israelense que é suspeito de ter conexão na utilização de oito passaportes irlandeses falsos no envolvimento do assassinato de um líder do movimento islamista Hamas em Dubai em janeiro, anunciou nesta terça-feira, 15, o ministério das Relações Exteriores em Dublin.

Segundo informações da agência de notícias AFP, o ministro das Relações Exteriores, Michel Martin, Dise que a investigação levada a cabo pelo governo "aponta claramente para uma agência de inteligência estrangeira ou uma organização criminal com muitos recursos", mas que há "razões convincentes para crer que Israel foi responsável".

Martin explicou em um comunicado que o governo decidiu que "para protestar contra esta ação inaceitável, será pedido a Israel que retire um membro designado de seu pessoal de sua embaixada em Dublin".

"Esta petição foi transmitida ao embaixador israelense e espero que seja aceitada rapidamente", acrescentou em um comunicado no qual precisa que não será revelado nem o nome nem o cargo do diplomata concernido.

Mahmud Al Mabhuh, um dos fundadores do braço armado do movimento islamista Hamas, foi achado morto no dia 20 de janeiro em seu quarto em um hotel de Dubai.

Segundo a polícia do emirado, os membros do comando que levou a cabo o assassinato utilizaram passaportes ocidentais falsos. Os investigadores de Dubai estão convencidos de que os serviços secretos israelenses da Mossad estão envolvidos.

Antes da Irlanda, Reino Unido e Austrália haviam expulsado em março e maio, respectivamente, um membro diplomático israelense.

Cumbica remaneja 25 voos devido a nevoeiro em SP

Pelo menos 25 voos que deveriam pousar na manhã de hoje no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foram alternados para outros aeroportos do País devido ao forte nevoeiro que encobre a região.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o aeroporto operou com visibilidade abaixo do mínimo recomendado para pouso das 6h24 até as 8h56, quando começou a operar com auxílio de instrumentos - quando o piloto necessita de equipamentos eletrônicos para alinhar a aeronave com a pista.

As 25 chegadas, entre nacionais e internacionais, foram alternadas para os aeroportos de Confins, em Belo Horizonte, Ribeirão Preto e Campinas, no interior de São Paulo, e para o Tom Jobim e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, segundo a Infraero.

Chuva cancela treino da Dinamarca nesta terça

O rigoroso inverno sul-africano já começou a causar sérios problemas. Nesta terça-feira, a seleção dinamarquesa precisou cancelar o treino da manhã por conta da forte chuva que caiu em Knysna. Assim, os jogadores fizeram apenas atividades na academia.

Segundo explicou a Federação Dinamarquesa de Futebol, a chuva castiga a cidade há dois dias e encharcou o campo de treinamento, impedindo que a equipe continuasse sua preparação após a derrota para a Holanda na segunda-feira, por 2 a 0.

Este, aliás, não foi o único problema enfrentado pelos dinamarqueses. O caminhão que transportava os uniformes da seleção - de Johannesburgo para Knysna - ficou preso com o fechamento de uma montanha nevada. O veículo deve chegar finalmente na tarde desta terça-feira, com um atraso de 12 horas.

Organização descarta protestos em jogo do Brasil

Os organizadores da Copa do Mundo não acreditam que os protestos dos responsáveis pela segurança nos estádios aconteçam também no Estádio Ellis Park, nesta terça-feira, onde a seleção brasileira vai enfrentar a Coreia do Norte, a partir das 15h30 (horário de Brasília), em partida válida pelo Grupo G do torneio.

"Não se tolerará nenhum ato de rebeldia nem nada que gere riscos", afirmou Rich Mkhondo, porta-voz do comitê organizador da Copa do Mundo da África do Sul. Ele revelou, ainda, que há policiais prontos para intervir se os funcionários contratados pela empresa Stallion, responsáveis pela segurança na competição, iniciarem um protestos por conta dos salários, como ocorreu em Durban e na Cidade do Cabo.

As conversações entre a Stallion e os seus trabalhadores continuam. A empresa também é responsável pela segurança no outro estádio de Johannesburgo, o Soccer City, onde não ocorreram incidentes.

Japão entra na febre Honda com o começo de uma 'nova era'

Surpresos torcedores japoneses estavam se beliscando na terça após a vitória dos samurais azuis por 1 x 0 contra Camarões na Copa do Mundo da África do Sul.

Fotos do gol de Keisuke Honda estamparam diversos jornais do país, enquanto programas de TV e rádio não paravam de falar sobre a primeira vitória do Japão em Copa do Mundo fora do seu próprio território.

"A bala da vitória de Honda", gritou o Sankei Sports enquanto o Nikkan Sports partiu para uma chamada mais minimalista com "Honda!" em caracteres gigantescos. Outros jornais publicaram a foto de Honda, com braços ao ar, sendo carregados nos ombros de seus felizes companheiros de equipe como se o time dirigido por Takeshi Okada tivesse vencido a própria Copa.

O destaque a novos jogadores acontece quando o atleta mais reconhecido do time, Shunsuke Nakamura, assume o papel de reserva.

"Os jogadores mais importantes foram Honda e (Daisuke) Matsui", disse o antigo técnico do Japão Philippe Troussier para a Reuters, destacando os atletas responsáveis pelo gol da vitória. "Matsui, que tem muita experiência na Europa, e Honda, que já jogou na Copa dos Campeões, tiveram um forte impacto. Ninguém levava o Japão a sério", disse.

"Os jogadores de Camarões pareciam tão arrogantes, eles viam o Japão como um time fraco", acrescentou. Mas o técnico francês que levou o time à segunda fase em 2002 fez uma ressalva: "Três pontos não é o suficiente para se classificar. O jogo contra a Dinamarca vai ser uma final."

AH, NÃO! TULIO!

Os torcedores do Japão assistiram ao jogo de bom humor, vestidos em azul, e alguns fingiam terror todas as vezes que o zagueiro Tulio Tanaka tocava na bola. O jogador fez recentemente dois gols contra.

"Ah, não! Tulio!" gritou a florista de 23 anos Miki Sato enquanto bebia vodka com água tônica durante a partida, que terminou pouco antes da 1 da manhã no horário local. "Ele tem que ficar longe da bola!"

De qualquer maneira, o alto zagueiro nascido no Brasil - que marcou contra nos amistosos contra Inglaterra e Costa do Marfim - foi elogiado pela imprensa por ter contido o atacante camaronês Samuel Eto'o.

Até os jornais conservadores no Japão entraram na febre da Copa do Mundo. O jornal Asahi colocou como manchete "Uma porta para a nova era".

Robertinho é o novo preparador de goleiros do Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou a contratação do preparador de goleiros Roberto Barbosa do Santos, o Robertinho, que já trabalhou com o técnico Cuca em 2009, no Flamengo, quando conquistaram o Campeonato Carioca. O contrato será assinado nesta quarta-feira.

Robertinho estava no Flamengo desde 2006, mas foi demitido na última semana após a direção promover uma reformulação na comissão técnica. Em seu novo clube, o preparador de goleiros trabalhará com Fábio, Rafael e Flávio.

Como goleiro, Robertinho passou por Bangu, São Carlense, Inter de Limeira e Botafogo (São Paulo). Sua carreira como preparador começou em 2001, trabalhando com o Asa de Arapiraca. Em seguida, passou por Catuense (Bahia) e Ipatinga, antes de chegar ao Flamengo em 2006.

DEM faz pressão para garantir vice de Serra

No momento em que setores do PSDB pressionam para que a chapa presidencial do tucano José Serra seja puro-sangue, o DEM faz ofensiva para garantir nome ligado à legenda na composição. Em reunião ontem com a coordenação da campanha de Serra, caciques do DEM reforçaram a tese de indicar um nome ligado à legenda. Uma vez que o ex-governador Aécio Neves (MG) não quer ficar com a vaga de vice, os aliados dos tucanos avaliam que a indicação deve ser deles.

No PSDB, no entanto, as maiores apostas são em torno do presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE), e do senador Álvaro Dias (PR). A favor de Dias, está o fato de a sua indicação fortalecer o palanque no Paraná, onde os tucanos tentam fechar aliança com o irmão dele, senador Osmar Dias (PDT), que também flerta com os petistas.

"É um direito do PSDB e de algumas pessoas, mas não é isso que estamos ouvindo", comentou ontem o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), sobre setores tucanos que querem a chapa puro-sangue, ao deixar reunião com Guerra. Maia, que estava acompanhado do ex-senador Jorge Bornhausen (SC), negou que o assunto da vice tenha sido tratado na reunião de ontem. "Acho que caminha para o DEM, mas não tratamos disso."

O DEM deve ainda ter reunião com Serra para tratar desse tema. Internamente, discute-se o nome do deputado José Carlos Aleluia (BA) e, mais recentemente, tem sido mencionado o de Valéria Pires (PA), mulher do deputado Vic Pires. Essa solução é defendida por ala do PSDB para a qual a vice tem de facilitar a composição nos Estados. A escolha de Valéria facilitaria acordo entre DEM e PSDB no Pará.

Chávez afirma que não há país mais democrático que a Venezuela


LONDRES - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, defendeu em entrevista o sistema político de seu país, e afirmou que "não há país mais democrático que a Venezuela", apesar das críticas que recebe de pessoas que asseguram que construiu uma ditadura.
Em umas declarações divulgadas nesta terça-feira, 15, pelos canais britânicos BBC World News e BBC Mundo, Chávez aborda um amplo leque de temas, desde suas relações com Irã e EUA, até a independência do Poder Judiciário, defendendo com veemência seu modelo.

"Aqui não há ditadura. Eu fui eleito três vezes. E quando os ricos me tiraram por um golpe de Estado, o povo voltou a me trazer. Sou um democrata. Tenho a legitimidade que me foi dada pela maioria do povo. O socialismo democrático", afirma, quando pergunta se a Venezuela tem uma democracia autêntica.

Chávez assegura que há independência judicial e argumenta que o encarceramento de María Afiuini, ex-juíza que está presa por libertar um homem que Chávez considerava corrupto, é "um caso onde atuou um poder absolutamente autônomo, um Poder Judiciário que condenou uma ex-magistrada",

"Aqui há ex-ministros em prisão condenados por corrupção, há funcionários condenados por corrupção em prisão, há grandes empresários em prisão condenados por corrupção. Aqui há uma luta contra a corrupção e poderes que estão funcionando e que nunca antes funcionaram como hoje", garante.

Obama: vazamento de óleo é '11 de Setembro' ambiental

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comparou ontem o vazamento de petróleo no Golfo do México a um "11 de Setembro" ambiental, referindo-se aos atentados em 2001 que mataram quase três mil pessoas. "Da mesma maneira que nossa visão sobre nossas vulnerabilidades e nossa política externa foi moldada pelo 11 de Setembro, esse desastre vai moldar como nós pensamos sobre o meio ambiente e energia por muitos anos", disse Obama.

O presidente iniciou ontem uma viagem por Louisiana, Mississippi e Alabama, três dos Estados mais afetados, além da Flórida, e tentou imprimir um tom mais otimista, prometendo que o golfo vai ficar exatamente como era. "Eu prometo a vocês, as coisas vão voltar ao normal", disse. "E, no final, o golfo vai ficar ainda melhor do que era." Ele exortou turistas a continuar visitando as praias e disse que é seguro comer frutos do mar da região. "Almocei hoje frutos do mar e estava uma delícia."

É a quarta visita de Obama à região. Ele a finaliza hoje à noite, com um discurso que mostra como a questão se tornou importante e como ameaça o seu governo: até hoje, o presidente norte-americano só fez discursos à nação para abordar temas como a reforma do sistema de saúde e a crise financeira. Ele quer aproveitar o desastre para pressionar o Congresso a aprovar uma lei de energia ambiciosa, com muitos incentivos à substituição do petróleo por energia renovável