quarta-feira, 9 de junho de 2010

Avião da 2ª Guerra vira de ponta cabeça durante aterrissagem nos EUA


WASHINGTON - Um avião biplano da Segunda Guerra Mundial virou de ponta cabeça quando tentava uma aterrissagem em um aeroporto perto de Washington, nos EUA, informou a agência de notícias CNN.

O acidente ocorreu na terça-feira, 8, durante um evento de promoção de um filme que mostra as tentativas do homem de criar uma máquina que voasse. Ninguém ficou ferido no incidente, mas uma das principais pistas do aeroporto Ronald Reagan foi fechada. O avião foi retirado do local por um guindaste.

Assim que tocou na pista, o bico do avião apontou para baixo e a cauda se ergueu, fazendo a aeronave virar de ponta cabeça. O veículo sofreu poucos danos, o que mostra "a rigidez com que foi construído", disse um dos pilotos envolvidos no evento.

Zico vê Brasil com 'grandes chances' de ser campeão


Convidado pela Fifa, Zico está em Johannesburgo para participar do Congresso da entidade, que começa nesta quarta-feira, 9, e vai até quinta. Ele volta ao Brasil antes da abertura da Copa, na sexta, mas faz uma previsão otimista sobre a participação da seleção brasileira no Mundial da África do Sul. "Tem grandes chances de ser campeã", avisou.
Zico disputou a Copa três vezes como jogador, em 78, 82 e 86. Também esteve na edição de 98, como coordenador da seleção brasileira. E ainda foi o técnico do Japão no Mundial da Alemanha, há quatro anos. Por isso mesmo, ele conhece muito bem a competição e sabe do que é preciso para ter sucesso nesse tipo de disputa.

Segundo Zico, Dunga formou um time capaz de conquistar o título mundial na África do Sul. "É um grupo que se tornou forte e, graças a esse conjunto, tem grandes chances de ser campeão", afirmou o ex-jogador, na tarde desta terça-feira, durante um passeio com sua esposa pelo principal shopping de Johannesburgo.

Para Zico, o maior adversário do Brasil nesta Copa deve ser a seleção espanhola. "A Espanha é forte, por tudo que fez nos últimos anos, principalmente por ter vencido a Eurocopa (2008)", disse um dos maiores astros do futebol brasileiro, que também colocou as tradicionais forças, como Alemanha e Itália, entre as favoritas ao título.

A volta de Zico ao Brasil está marcada para sexta-feira, dia de abertura da competição. Ele não ficará na África do Sul para acompanhar a Copa porque tem um compromisso muito importante: assume o cargo de diretor executivo do Flamengo na próxima terça, justamente quando a seleção brasileira faz sua estreia contra a Coreia do Norte.

Anfavea mantém projeção de vendas de 3,4 milhões de veículos em 2010

Apesar de nova queda nas vendas da indústria automobilística na base mensal, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, mantém a projeção de vendas de 3,4 milhões de veículos em 2010, o que traduziria um avanço de 8,2% sobre as vendas de 2009.

"Imaginamos que as vendas cresçam 8% nos próximos meses, o que permitirá conquistar a meta traçada para o ano", destacou o dirigente. Para ele, a situação favorável na concessão de crédito, no nível de emprego, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e o alto nível de confiança do consumidor possibilitam ao mercado preservar suas expectativas para a indústria automobilística.

Belini comentou, também, que a crise na Europa não chegou a abalar a confiança dos compradores de veículos. "O nível de emprego é mais importante neste caso. E como não dependemos tanto das exportações, a crise lá fora não provoca esse impacto."

Em maio, as vendas de veículos totalizaram 251,1 mil unidades, baixa de 9,6% sobre abril, mas uma alta de 1,7% ante maio de 2009. Apesar da queda na base mensal, este foi o melhor maio da história da indústria e manteve o Brasil no quarto lugar nas vendas mundiais de veículos, atrás de China, Estados Unidos e Japão.

No primeiro quadrimestre, o Brasil já tinha tirado da Alemanha a quarta colocação em vendas. Agora, no período janeiro-maio, essa posição se manteve. Belini preferiu não arriscar um palpite se o Brasil deve preservar-se no quarto lugar até o fim do ano. "Não podemos contar vantagem, depende da reação da Europa. Se não somos o quarto colocado, somos o quinto, o importante é ser um grande mercado. Agora, temos que subir no ranking de produção, onde somos o sexto melhor posicionado no mundo", disse.

PF destrói mais de 167 mil pés de maconha na Bahia

Policiais federais da Bahia, Sergipe e do Distrito Federal, com o apoio de policiais militares e civis da Bahia, destruíram 167.030 pés de maconha em oito dias, durante a Operação Liamba III.

De acordo com a PF, as ações na caatinga ocorreram entre 28 de maio e 5 de junho, nas cidades baiana de Juazeiro, Petrolina, Curaçá, Abaré e Chorrochó, e contou com a participação de 65 policiais, dois helicópteros, um caminhão tanque, um ônibus de comando e mais de 20 viaturas.

O total de maconha erradicado corresponde a cerca de 50,6 toneladas do entorpecente. Também foram destruídas 19.000 mudas do vegetal proscrito e incinerados no local 5 quilos de maconha prontos para consumo.

A Operação Liamba III é o desdobramento do ciclo das grandes operações de combate a entorpecentes no Vale do São Francisco, iniciado em 2006 com a Operação Terra Prometida e continuado pelas operações Prometeu, Labareda, Clareira e Catingueira.

Desde então mais de 2 milhões de pés da droga foram destruídos, o que equivale a 600 toneladas de maconha que deixaram de ser comercializadas nos Estados da Bahia e de Pernambuco, segundo a PF.

Cantor Chris Brown tem entrada negada na Grã-Bretanha


O cantor Chris Brown adiou sua turnê na Grã-Bretanha depois de ter negado um visto para entrar no país, uma decisão que está relacionada a sua condenação por agredir a então namorada Rihanna, há 16 meses.
O artista de 21 anos, cujos sucessos incluem "Run It!" e "Kiss Kiss", foi condenado em agosto de 2009 a cinco anos de liberdade condicional, 180 dias de serviço comunitário e participar de orientação sobre abuso doméstico.

A turnê estava programada para começar em Glasgow, na Escócia, nesta quarta-feira, seguida de shows em Birmingham, Machester e Londres na quinta-feira, sexta-feira e no domingo respectivamente.

A programação foi adiada "devido a circunstâncias imprevistas", segundo o site na Internet que promove a turnê.

Os fãs foram aconselhados a continuar com seus ingressos com a possibilidade de as datas serem reagendadas.

O Ministério do Interior da Grã-Bretanha disse: "Reservamos o direito de recusar a entrada à Grã-Bretanha de qualquer um culpado de um delito criminal grave. A segurança pública é uma de nossas principais preocupações. Cada pedido para entrar à Grã-Bretanha é considerado em seu mérito individual." Brown tem o direito de recorrer.

Lesionado, Toulalan não participa do treino da França


O meio-campista Jeremy Toulalan não participou do treinamento da seleção francesa nesta terça-feira por causa de uma fadiga muscular. O jogador passa por um tratamento intensivo para ficar recuperado até a estreia da França na Copa do Mundo, que será contra o Uruguai, na próxima sexta-feira.
O atleta do Lyon é essencial na equipe de Raymond Domenech. Independente da formação tática escolhida pelo técnico, Toulalan é nome certo entre os 11 titulares da seleção francesa, que vem sendo questionada após os resultados obtidos nos últimos amistosos.

A França perdeu para a China por 1 a 0, empatou com a Tunísia em 1 a 1 e venceu a Costa Rica por 2 a 1. Além do Uruguai, a atual vice-campeã mundial enfrentará na primeira fase o México e a África do Sul, seleção anfitriã da Copa do Mundo.

Julio César continua tratamento em dia de folga


A uma semana da estreia do Brasil na Copa do Mundo, os jogadores da seleção tiveram nesta terça-feira, 8, um dia de folga regado a churrasco e samba, menos para o goleiro Julio César, que continuou o tratamento para uma lesão nas costas que o deixou de fora do amistoso de segunda-feira contra a Tanzânia.
Liberados pela comissão técnica pela segunda vez após 18 dias de concentração, os jogadores organizaram um churrasco no hotel onde a equipe está concentrada, liderados pelo gaúcho Taffarrel, ex-goleiro da seleção e um dos auxiliares do técnico Dunga.

Ao contrário da folga na semana passada, quando alguns foram às compras e outros, como Kaká e o próprio Julio César, decidiram jogar golfe no campo do complexo onde está o hotel da seleção, dessa vez a maioria decidiu não sair.

Para o goleiro titular da seleção, que abandonou o amistoso da semana passada contra o Zimbábue após 25 minutos com uma lesão nas costas, que também o manteve de fora da vitória por 5 x 1 contra a Tanzânia, o dia foi de tratamento.

Ele foi submetido a três sessões de fisioterapia, e ainda fez um trabalho específico com o preparador de goleiros Wendell no campo da Randburg High School.

Desde que sofreu a contusão, após uma dividida com Benjani Muwarawri, na partida contra o Zimbábue no dia 2, Julio César passou dois dias sem treinar e depois realizou apenas atividades em separado.

O técnico Dunga, no entanto, garantiu que o goleiro não preocupa para a estreia da seleção, no dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte. O Brasil também enfrentará Costa do Marfim e Portugal pelo Grupo G do Mundial.

Conselho de Segurança da ONU votará sanções contra o Irã na quarta-feira

NOVA YORK - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) votará a aprovação de uma nova resolução que impõe sanções ao Irã por conta do controvertido programa nuclear deste país na quarta-feira, informou nesta terça, 8, o embaixador da França no órgão, Gerard Araud.
"Quarta-feira de manhã", respondeu o francês quando questionado sobre a data da votação da resolução. Diplomatas da ONU previam anteriormente que a votação poderia ser realizada até mesmo nesta terça. O embaixador do México, Claude Heller, confirmou que a reunião deve ocorrer às 10 horas locais (11 horas em Brasília).

Segundo o mexicano, ainda nesta terça o Conselho vai ser reunir para discutir as preocupações do Brasil e da Turquia, que pediram um "debate político" aberto sobre o programa nuclear iraniano antes da aprovação das sanções.

Nesta terça, os diplomatas do Conselho de Segurança entraram em consenso a respeito das pendências para enviar a resolução para a votação. Uma lista de 41 entidades iranianas e um indivíduo que terão seus ativos congelados por suspeita de ligação com as atividades nucleares iranianas foi elaborada e o rascunho da resolução está definido em todos os termos.

Se aprovado, esse será o quarto pacote de sanções imposto sobre o Irã. O atual documento prevê medidas contra bancos iranianos, como maior vigilância sobre as transações, e amplia o embargo de comércio de armas sobre Teerã.
As sanções são pretendidas pelos temores de que Teerã mantenha o enriquecimento de urânio para produzir armas, o que é negado pelo governo da República Islâmica. O Irã já sofreu três pacotes de sanções do Conselho de Segurança.

Para ser aprovado, o quarto pacote deve receber nove votos a favor de 12 pareceres possíveis. Os membros permanentes do órgão - Rússia, EUA, China, França e Reino Unido - têm poder de veto sobre qualquer decisão do órgão.