quinta-feira, 17 de junho de 2010

Argentina Goleia Por 4 X1 no Jogo Contra a Coréia Do Sul e Com Um Jogador a menos Na Nigéria Grécia Consegue Virada por 2X1



Dos cinco gols da Argentina na Copa do Mundo até agora, quatro nasceram de jogadas de bola pelo alto, em cobranças de falta, escanteio e também em contra-ataques. Contra a Coreia do Sul, o melhor do mundo Messi voltou a dar pílulas de espetáculo em dribles e arrancadas, mas o time de Maradona passou pelo segundo adversário na Copa do Mundo por 4 a 1 também graças aos lances aéreos, e não somente pelo desequilíbrio de seu virtuoso craque.

Com o resultado positivo em Johanesburgo, que contou com três gols de Higuaín, a Argentina se isola na liderança do grupo B, com seis pontos somados, fica muito próxima das oitavas de final e ainda se firma no rol de favoritos, passando ilesa das ameaças de zebras, que pegou a Espanha, por exemplo.

Ao contrário da estreia contra a Nigéria, a Argentina conseguiu ser mais do que Messi no setor de criação. Tevez e Di Maria cresceram em relação ao primeiro jogo e conduziram a equipe pelo chão até o ataque. Aguero também entrou bem no segundo tempo e foi participativo em dois gols.

Mas, se por um lado a Argentina tem o brilho de Messi e companhia na frente, atrás conta com as trapalhadas de Demichelis. O zagueiro do Bayern de Munique teve a bola tomada em um descuido infantil no fim do primeiro tempo, em lance que acabou no gol dos sul-coreanos.

A falha grotesca de Demichelis, no entanto não tirou da Argentina sua segunda vitória em dois jogos na África do Sul. Ainda no primeiro tempo, Park Chu-young marcou contra após cruzamento de Messi em bola parada. O time de Maradona abriu 2 a 0 com Higuaín, de cabeça, depois de escanteio seguido de linha de passe aérea.

No segundo tempo, a Argentina voltou a rolar a bola pelo chão, com Messi. Em arrancada com cara de Camp Nou, o ídolo do Barcelona chegou até a área e bateu duas vezes: uma o goleiro rebateu e a outra foi na trave. No rebote, Higuaín marcou seu segundo no gol no jogo. Pelo alto de novo, os sul-americanos fecharam a contagem, novamente com o camisa 9, após cruzamento de Aguero.


Seja com Messi ou pelo alto, a Argentina demonstra já na segunda rodada ser forte candidata ao título, para alegria de sua torcida, surpreendentemente numerosa na África do Sul. E, de quebra, conta com o personagem mais rico de uma Copa ainda insossa: Maradona. O técnico repetiu o terno da estreia e até dominou uma bola que saiu pela lateral. O Soccer City veio abaixo na breve intervenção do campeão de 86.

Até os 33 minutos do primeiro tempo, a Grécia estava morta. O time não jogava bem, perdia por 1 a 0 e dava sinais de que a apatia da estreia, na derrota para a Coreia do Sul, iria se repetir. Mas então o nigeriano Kaita mudou tudo. Sua expulsão, infantil, por um chute em Torosidis, causou uma mudança digna dos deuses gregos.

E o Segundo Jogo Da Quinta Feira Foi mais ou menos assim :

Com um jogador a mais, a Grécia foi para cima. O time que nunca tinha marcado gols em Copas do Mundo finalmente quebrou o tabu. Seis minutos depois do vermelho, Salpingidis, que foi reserva na estreia, finalmente balançou as redes. Era o fim da maldição: a Grécia jogou a Copa do Mundo de 1994 sem marcar nenhuma vez - incluindo três derrotas, uma delas por 2 a 0 para a Nigéria - e ainda perdeu por 2 a 0 para a Coreia do Sul na estreia no Mundial da África do Sul.

Um jogador a mais, aliás, foi a chave. Com a vantagem, o técnico Otto Rehhagel mudou. Tirou Papastathopoulos e colocou Samaras. E o time renasceu. A Grécia, que pouco atacava, passou a ser uma máquina ofensiva. O goleiro Eneyama fez um milagre antes da jogada que terminou no ngol de Salpingidis, no primeiro tempo.

No segundo, a pressão continuou. E o goleiro nigeriano seguia brilhando - como já tinha feito contra a Nigéria. Pegou uma bola de Kyrgiakos aos 10 minutos. Outra de Gekas aos 24. E, na mesma jogada, veio o lance do jogo para a Nigéria. No contra-ataque, Obasi perdeu o gol amis feito das Copas até agora. Sozinho, após o goleiro Tzorvas já ter feito um milagre, ele tinha o gol vazio. Tentou bater de primeira. A bola saiu ao lado do gol.

O goleiro nigeriano ainda fez mais um milagre: aos 23 minutos, Samaras cabeceou, livre. Eneyama pegou, em uma defesa difícilima, no mesmo nível da de Valladares, de Honduras, no jogo contra o Chile, na quarta-feira. Mas ele não é santo. E falhou. O melhor do jogo até os 25, ele não conseguiu segurar o chute de Tziolis. Torosidis, o mesmo que tinha levado Kaita à expulsão, aproveitou o rebote.

Foi a primeira virada da Copa do Mundo, que evita que a Argentina, de Maradona, seja o primeiro time classificado para as oitavas de final. Na última rodada, os gregos encaram a Argentina precisando de um resultado positivo. Já os nigerianos ainda podem se classificar. Para isso, precisam vencer a Coreia do Sul por bom saldo de gols e torcer contra a Grécia na partida contra Messi & Cia. Resta só saber se, da próxima vez, ninguém peça para ser expulso.

Índice de indicadores antecedentes dos EUA sobe 0,4% em maio

NOVA YORK - O índice dos indicadores antecedentes subiu menos do que o esperado em maio, informou o Conference Board. O índice subiu 0,4% em maio, após estabilidade em abril - dado revisado de queda de 0,1%. Economistas ouvidos pela Dow Jones esperavam alta de 0,6% do índice de indicadores antecedentes de maio.

Entre os dez componentes do índice, cinco subiram em maio. O subíndice mais positivo foi o do spread de taxa de juro e de base monetária real. O subíndice mais negativo foi o de preços de ações e de permissões para construção.

O índice de indicadores coincidentes subiu 0,4% em maio, pelo segundo mês seguido; em abril, houve alta de 0,3%.

O índice de indicadores passados caiu 0,1% em maio, após estabilidade em abril.

Eletrobras faz acordo de cooperação técnica em Moçambique

SÃO PAULO - A Eletrobras firmou um acordo de cooperação técnica com a Eletricidade de Moçambique (EDM) para estudo de viabilidade de uma linha de transmissão de alta tensão no país africano. O projeto tem custo estimado em 2,8 bilhões de dólares.

Segundo a Eletrobras, o projeto da EDM envolve a instalação da Linha Centro-Sul (Cesul), com 1.400 quilômetros de extensão, interligando a região de Tete, na parte central de Moçambique, a Maputo, capital do país, na região sul.

O estudo do projeto da Cesul envolve implementação de duas linhas de corrente contínua, em 800kV, e uma em corrente alternada, em 400kV. Além da distribuição em território moçambicano, a expectativa é que a energia possa ser exportada para a África do Sul, afirma a Eletrobras.

A previsão é que o estudo seja finalizado até o primeiro trimestre de 2011.

'Quando Kaká está bem, decide qualquer jogo', diz Robinho

O atacante Robinho disse nesta quinta-feira que pode atuar no lugar de Kaká, caso seja preciso, mas disse que o Brasil precisa da qualidade do camisa 10 da seleção.

"Kaká, quando está bem, decide qualquer jogo", disse Robinho. "Mas acho que a seleção tem jogadores excelentes. E se tiver que substituir qualquer um, nós estamos tranquilos com o padrão que temos."

Na partida contra a Coreia do Norte, Kaká foi substituído por Nilmar. Além de sofrer com forte marcação durante a partida, o jogador não tinha condições de jogar por 90 minutos, segundo o técnico Dunga.

Com três atacantes na frente nos minutos finais - Robinho, Luís Fabiano e Nilmar - coube a Robinho jogar mais atrás na função do camisa 10 brasileiro.

"Para mim, não tem problema nenhum, se eu tiver que jogar mais atrás, na posição do Kaká. Eu já joguei nessa posição", disse o atacante.

Tabelas

Robinho lembrou que em algumas partidas pelo seu clube, o Santos, ele desempenha exatamente essa função, com os atacantes Neymar e André subindo mais ao ataque. Mas ele acredita que sua principal função na seleção ainda é a de segundo atacante, tabelando com Kaká e ajudando Luís Fabiano a concluir.

Robinho disse que a formação com três atacantes, que surpreendeu os torcedores brasileiros, não era novidade para os jogadores, já que Dunga havia treinado isso em uma das sessões secretas em Johanesburgo.

Para Robinho, Kaká tem mais de um substituto na seleção brasileira, e que isso varia de acordo com a necessidade da seleção em cada partida.

"Depende da formação [preferida] do Dunga. Acho que com essa formação [de três atacantes], a equipe fica bastante ofensiva. Mas tem o Júlio Baptista também, que faz a função do Kaká e está treinando superbem."

Dossiê: policial diz que intenção era grampear Serra

No depoimento que presta à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional nesta manhã, o policial aposentado da Polícia Federal Onézimo Sousa, informou que desde o primeiro encontro com integrantes da campanha da candidata do PT, Dilma Rousseff, percebeu que a intenção dos jornalistas Luiz Lancetta, Amaury Ribeiro e do empresário Benedito de Oliveira era a de grampear o candidato do PSDB, José Serra, seus familiares e amigos e não o de "monitorar" a casa onde está montado o comitê de Dilma em Brasília.

"Perguntei a eles: vocês querem reeditar o ''aloprados II?''", disse Onézimo, referindo-se ao dossiê utilizado por petistas contra Serra na campanha ao governo de São Paulo. "Como recusei a proposta, fiquei sem o contrato de R$ 1,6 milhão, em 10 parcelas", disse.

Onézimo afirmou que o pagamento seria feito "preferencialmente" em dinheiro. O policial informou que Lancetta se apresentou nesse primeiro contato como sendo "representante" do coordenador de campanha de Dilma, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, enquanto Benedito - chamado de Bené - se identificou como sendo o responsável pelo pagamento do serviço.

Onézimo contou que se sentiu frustrado por não encontrar Fernando Pimentel no grupo, como teria sido aventado quando recebeu o convite.

Quatrocentos mil já fugiram da violência no Quirguistão

Os violentos confrontos étnicos que ocorrem há uma semana no sul do Quirguistão forçaram pelo menos 400 mil pessoas a fugirem do país ou de suas casas, afirmou as Nações Unidas hoje.

"De acordo com as mais recentes estimativas das agências da ONU, há pelo menos 400 mil refugiados ou desalojados", afirmou a porta-voz do Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários, Elisabeth Byrs.

O número das pessoas que buscaram refúgio no Usbequistão está "estimado entre 75 mil e 100 mil pessoas, contando apenas os adultos", afirmou a funcionária. "Nossas estimativas do número de deslocados (que permanecem no próprio país) é de cerca de 300 mil", completou a porta-voz.

Os confrontos entre quirguizes étnicos e comunidades usbeques deixaram pelo menos 191 pessoas mortas e quase 2 mil feridas, segundo dados oficiais do governo

Vacinação contra Gripe A atinge 88% do público alvo

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, divulgou hoje os números de vacinação contra a gripe A (H1N1) no Brasil. Desde o início da campanha até as 18h de ontem, foram vacinadas 81 milhões de pessoas, o que corresponde a 88% do público alvo da campanha de 92 milhões de brasileiros.

"Os números demonstram o grande sucesso da iniciativa. Esta foi a maior campanha de vacinação já realizada no mundo", afirmou Temporão.

O Estado que atingiu maior cobertura foi o Paraná, com 106%, o que significa que um grupo fora do esperado foi vacinado. Em seguida, São Paulo e Santa Catarina, ambos com 97% de vacinação. O Estado com menor índice de cobertura foi Roraima, com 69%.

Desde janeiro deste ano, foram registradas 609 internações por casos de síndrome gripal aguda e 74 mortes em decorrência da gripe H1N1. Entre os casos graves hospitalizados, 45% tinham pelo menos um fator de risco.

O ministro informou que as campanhas de prevenção contra a gripe continuarão a ser realizadas no País. Os Estados dispõem de 1,9 milhão de medicamentos para tratar a doença, quantia suficiente para atender 38 vezes mais números de casos graves em todo o ano passado.


Parque Infantil Afunda Na China

Um afundamento de terra em frente a uma escola na província de Hunan, no sul da China, abriu um buraco de 80 metros de diâmetro .

As imagens da TV estatal chinesa CCTV mostram a cratera que surgiu no local em que funcionava o parquinho para os alunos.

Prédios ao lado da cratera também apresentam rachaduras, e os seus moradores tiveram que ser retirados do local.

A terra começou a rachar em janeiro. Pouco depois , surgiu uma cratera de cerca de 20 metros de diâmetro, que continuou crescendo por causa do afundamento da terra.

O problema foi acelerado por causa das chuvas fortes que caíram durante a estação das chuvas, de acordo com um funcionário do governo entrevistado pela CCTV.