terça-feira, 8 de junho de 2010

Brasil se encanta com carinho da torcida sul-africana

Dunga optou por fechar a seleção na concentração durante a Copa do Mundo, apostando na privacidade e na reclusão para fazer uma boa preparação. Mas, de vez em quando, a delegação do Brasil tem tido algum contato com o público. E a receptividade do torcedor sul-africano está sendo calorosa, para alegria do grupo brasileiro.

A maior prova disso aconteceu na última quinta-feira, quando os brasileiros fizeram um treino aberto ao público, como exige a Fifa. O lugar escolhido foi um estádio em Soweto, o emblemático bairro que virou o centro da resistência negra durante o apartheid. E a população local fez uma bonita festa para receber o time do Brasil.

Nas ruas do Soweto, o ônibus que levava a delegação brasileira foi seguido e cercado por milhares de pessoas. E dentro do estádio, durante o treino, os sul-africanos fizeram muito barulho para os jogadores. Para retribuir o carinho, Dunga escolheu dois garotos na arquibancada e os presenteou com uma bola e uma bandeira.

"A gente gostaria de estar sempre perto do torcedor, para sentir essa energia. Mas os jogadores precisam de privacidade para trabalhar", afirmou Dunga, que não deverá fazer mais nenhum treino aberto ao público durante a disputa da Copa do Mundo - a não ser que a Fifa faça uma nova exigência, o que é difícil de acontecer.

Dunga foi protagonista de outra experiência com o público local, ao receber na sexta-feira uma homenagem em nome da seleção na Hoerskool Randburg, escola que está servindo de centro de treinamento para o Brasil. "Eles quiseram mostrar o quando nos admiram, e conseguiram de maneira bem espontânea", contou o técnico.

Durante a primeira folga que tiveram em Johannesburgo, há 10 dias, alguns jogadores foram passear no principal shopping da cidade. E causaram sensação entre os sul-africanos, o que deve se repetir nesta terça-feira, novo dia livre. "É legal ver o carinho que as pessoas daqui da África do Sul têm com a seleção brasileira. Isso nos motiva ainda mais", revelou Kaká.

PAÍSES VIZINHOS - Outro contato caloroso com o público aconteceu no Zimbábue, onde a seleção foi disputar amistoso na última quarta-feira. O torcedor local fez uma grande festa para os brasileiros, que ficaram emocionados com a recepção que tiveram na rápida visita ao país. "É muito bom poder levar alegria a um povo tão sofrido", disse o volante Felipe Melo.

O mesmo aconteceu na Tanzânia, palco do amistoso que a seleção fez na segunda-feira, mas sem a intensidade vista no Zimbábue. De qualquer maneira, o time do Brasil pôde ver que é muito querido pelos africanos e que terá uma torcida grande da população local nas arquibancadas dos estádios durante os jogos da Copa do Mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário